quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Como fazer a revisão, mudar a cor e alterar o curso a uma suspensão Fox "sem sair de casa"


Entao pessoal, vamos sujar as mãos ou é melhor calçar luvas?

Hoje vou tentar mostrar-vos uma breve ilustração do que se pode fazer com uma Fox quando já está a precisar de uma revisão (anual) e quando olhamos para ela e já não gostamos da côr.

Em primeiro lugar, temos que nos assegurar que já temos em nosso poder o Kit Fox de revisão, que é composto por 0,90 litro óleo fox suspensões, uma ampola de óleo Fox float fluid para a câmara de ar e o kit de vedantes, que inclui 2 vedantes interiores em feltro branco, 2 tapa pó exteriores e dois o´rings para vedar os parafusos no fundo das bainhas.

Em seguida procedemos á desmontagem da suspensão, não aconselhável a principiantes. (ah e aproveitei também para tirar o taco da mola de 30mm para passar o curso da suspensão de 130mm para 100mm).



A quem quiser arriscar, aconselho ir tirando umas fotos para mais tarde recordar.


Depois de tudo desmontado, procede-se á limpeza com desengordurante próprio, de todos os componentes da suspensão, convém mantê-los assim ordenados, para termos a certeza de que não falta nenhum. Ex:


De seguida, pega-se nas pernas da suspensão e isola-se tudo o que seja necessário, para que não seja possível entrar qualquer tipo de sujidade para o interior das mesmas, pois até chegar à fase de pintura final, ainda leva muitas voltas...


Depois de devidamente isolada, como se pode ver nas fotos, procede-se á preparação para a ida á estufa de pintura. Utiliza-se uma lixa de água 600, e já que estamos a lixar as pernas e a coroa, aproveita-se para insistir em alguns pontos com a lixa, onde existam marcas dos kilómetros já percorridos. Desengordura-se bem... e estufa com ela. A partir de agora estará nas mão de um profissional, o meu amigo Zé Maria, pintor auto há mais de duas décadas.


Enquanto está na pintura, aproveita-se para estudar a aplicação de letras em vinil recortado, para futura colocação. E eis que chega o grande dia...


Depois de uma semana de trabalho, eis que chegamos ao produto final.

Ingredientes: 2 camadas de tinta branca, 1 camada de nacarado azul, 1 camada de verniz metalizado e depois a colocação em pontos estratégicos, dos gráficos.

Nada mal, hem, parece de origem...!

Digam lá que não ficou um espectáculo, é bom sermos recompensados depois de tantas horas de carolice...


Nota: Para mais instruções de montagem, e consultas de quantidade de óleo a aplicar em cada perna da suspensão consultem este link: http://revistapedal.com/online/index.php


Um abraço a todos e espero que este post, venha a ter alguma utilidade para os leitores. Em caso de dúvidas ou necessidade de uma dica, não hesitem em contactar-me... "vemo-nos nos trilhos"!!!




2 comentários:

Varadero disse...

Muito Bem Rui,

Bonito blog, continua a divulgar estas acções de mecânica que são sempre úteis....

E dos passeios também claro...

Cumprimentos e boas pedaladas,

André disse...

Onde poderei adquirir os kits de revisão da fox?