quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

BTT Nocturno - Vale da Ajuda/Funchal/Caniço

Finalmente, uma voltinha com os amigos da Madeira, zona do Vale da Ajuda e arredores, eramos quatro á partida, o Rob, Pedro, Alexandre (BikeZone Funchal) e o moi. Perto de Caniço, já na vinda para cá, ainda tivemos que fazer um troço de 300metros a pé, pois encontrava-se uma procissão em pleno andamento a ocupar a estrada toda, cuja Santa pela qual estava a ser feita a romaria, era a Nossa Senhora de Fátima, que a imagem estará pela ilha, até meados de Março, regressando depois ao continente, segundo fontes fidedignas. Já dentro do Funchal e mesmo em frente á Igreja de S.Pedro, eis que o nosso amigo Rob teve uma avaria irreparável no local, no desviador traseiro, tendo o telefonema para o "reboque", sido a unica solução. Nós três seguimos caminho directo a casa, tendo-os deixado no local das fotos, junto ao Lido. Foi uma volta porreira, com 27kms, à media de 16,70km/h, com um acumulado de subidas de 536m. Ficou já apontado para domingo, um passeio pela serra, ainda não sei qual será, mas logo se vê. Enquanto isso, vão pedalando, que pedalar é o que está a dar!!!

IV MARATONA BTT VILA DO PAUL ESTÁ EM MARCHA (clikaki)

Em reunião recente entre os pedais e os representantes da Associação Paul Cultural e Desportivo ficou definida a data da IV MARATONA VILA DO PAUL-Covilhã. O evento realizar-se-á em 16 de Maio de 2010.
Não nos equivocamos em afirmar que a MARATONA VILA DO PAUL é um dos eventos mais singulares e encantadores que se realiza na nossa região. E porquê?
Nesta zona podemos desfrutar das paisagens espectaculares da Serra da Estrela e da beleza natural das suas ribeiras. Estes locais são realmente encantadores e apraziveis, onde a prática do BTT é um sonho.
Na edição de 2010 queremos superar o número de participantes dos anos anteriores, tendo para o efeito o grupo de amigos pedais do paul suavizado o trajecto da meia maratona que terá um coeficiente de dificuldade médio para não dizer baixo....!
A maratona como é evidente será mais "durita" dificuldade média...??? com alguns empenos mais ou menos engraçados, que têm como objectivo os "durões"do BTT.
Fazemos um apelo às BTTISTAS, mulheres do BTT que marquem presença.
Agora pergunto quais as 5 RAZÕES PARA ESTARES PRESENTE NA IV MARATONA VILA DO PAUL-Covilhã?
Hospitalidade- As gentes do PAUL fazem-te sentir em casa, sem excepção todos serão acolhidos de braços abertos.
Paisagem- Não será preciso descrever estás na Serra da Estrela.
Tranquilidade- Local de paz e sossego para os que buscam o descanso, dando por vezes a sensação de estarmos desligados do mundo.
Gastronomia- Não vou falar já sabem como é !! hum... que deliciosa, não resisto a morcela, queijo fresco, broa caseira etc .etc.
e
Organização- Com trabalho tudo se faz. Os pedais e a associação Paul Cultural e Desportivo tudo farão para que o evento seja, ainda melhor que os anteriores.
Bem hajam
SAUDAÇÕES BTTISTAS

Quanto á minha opinião, já participei nesta maratona nas primeiras duas edições e o que posso dizer?, que é imperdível, tanto pela sua envolvente paisagística, como pela envolvente humana, pois trata-se de um evento (mais um), organizado pelas gentes da Beira, gentes essas que primam sempre pelo bem receber e com um sentido de organização e entre-ajuda, simplesmente fabulosos. Eu, se não estivesse na Ilha da Madeira?, claro que ia...
E tu? estás á espera do quê?, inscreve-te assim q possível.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

BTT Alcains - Imperdível (clikaki) e atreve-te!!!

Para este ano, a Associação Papaléguas de Alcains definiu como data para a IV MARATONA ALCAINS-GARDUNHA, no dia 18 de Abril de 2010.
Não exageraram quando afirmaram que a MARATONA BTT ALCAINS-GARDUNHA é um dos eventos mais singulares e magníficos que se realiza naquela região, a ser a única a transpor ao cume da Serra da Gardunha, de uma forma elegante e distinta, de todas as outras rotas que possam existir por estas cotas*. Sendo nomeadamente o ÚNICO evento, com estas características no Concelho de Castelo Branco, na Vila de Alcains.
E porquê?
Porque nesta zona podemos disfrutar de paisagens espectaculares, tendo sempre como pano de fundo a majestosa Serra da Gardunha e pela beleza das pastagens naturais com os seus rebanhos, trilhos, ribeiras e o espelho de água da Barragem da Marateca (Stª Águeda).
Estes locais são realmente encantadores e aprazíveis, onde a prática do BTT é um constante desafio da descoberta.
É preocupação dos Papaléguas, todos os anos dar a conhecer os infindáveis trilhos da Serra da Gardunha, procurando que a mesma, se mantenha o ex-líbris desta Maratona de Btt.
Para esta edição 2010, querem os PapaLéguas, manter o número de 400 participantes, conservando desta forma, uma sensação de espaço e bem estar a todos os participantes, incluindo no final, um impecável e inigualável, serviço de restaurante, onde é e sempre foi imperativo, o exímio retempero de forças, contribuindo para isso um ambiente de amizade e camaradagem (próprio dos BTTistas), inigualável.
Para o efeito, criaram sempre dois trajectos; um trajecto suave de coeficiente médio/baixo…com cerca de 40Km e para os “durões” um trajecto mais exigente, com alguns empenos, tendo como objectivo que todos os intervenientes se superem a si próprios, em ambas as distâncias.
Novidade?!
Como novidade, para os acompanhantes, foi criado um Passeio Pedestre, com um circuito numa extensão de cerca de 10Km.
Assim sendo, deixo aqui o apelo a todos os amantes da natureza, que no dia 18 de Abril de 2010, se desloquem até Alcains (Castelo Branco), seja para a prática de btt seja na prática de pedestrianismo. Aproveitem, pois eu não estarei presente fisicamente, por motivos profissionais, encontro-me a trabalhar e pedalar, na bonita Ilha da Madeira, mas os PapaLéguas - Alcains, sabem que poderão contar com o meu apoio, sempre que for necessário. Inscreve-te já, assim não te arriscas a perder uma das melhores maratonas a nível Nacional. Ass: Rui Leitão, Dorsal Nº1 forever...
PS: Este desafio, destina-se também a todos os praticantes de BTT da Madeira.
*Cotas=altimétricas, ... óbvio!

Picture of the day...

No coments...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Trilhos da Açafa 2010 (clikaki)

Dia 14 de Março de 2010
Maratona Trilhos da Açafa 65 a 70 Km
Meia-Maratona Trilhos da Açafa +- 35 Km

Aproveitem para se aliarem ao Grupo Desportivo dos Bombeiros de Vila Velha de Ródão neste dia que promete ser de muitas emoções.

Inscrições Abertas para a 5ª Maratona Internacional Idanha-a-Nova /Zarza la Mayor 2010‏ (clikaki)

Os nossos amigos BTT no Brasil (clikaki)

domingo, 3 de janeiro de 2010

Destino... Cabo Girão

Hoje, Domingo e ao contrário do previsto, esteve até ás 16:30 um belo dia de sol com a temperatura a rondar os 22º, o que estava mesmo a convidar a mais uma voltinha pela ilha. Destino inicial, Cabo Girão situado a 580 metros de altitude, o único senão, foi a minha saída tardia, o que não me permitiu lá chegar, não é pela distância, mas é que daqui até lá, é sempre a subir e parece que nunca mais acaba. Estive perto, só que já se estava a alterar o tempo e parecia que vinha lá chuva, resolvi voltar para trás. Foram 24 kms, feitos á média de 14,60Km/h com um acumulado de 672mts. Pois é, para ir ao Cabo Girão é preciso sair mais cedo, fica para a próxima.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Finalmente BTT na Madeira... estava dificil !

Após uma grande aventura para trazer a bike para a ilha na EasyJet, depois de dias de chuva e ventos fortes, consequência disso uma forte gripe que me pôs de cama 3 dias, passagem de ano tipo Natal dos Hospitais (ver o fogo de artifício na varanda e em pijama), desde o mês de Agosto sem pedalar..., finalmente e após tudo isto, embora ainda não esteja a 100%, não pude aguentar mais, apanhei uma aberta no tempo hoje de manhã e aí vai ele, em direcção a Câmara de Lobos onde foram tiradas estas fotos, com passagem ainda junto á marina do Funchal e pelo Casino Madeira. Foram 30 kms, com 516mts de acumulado de subidas e com uma temperatura sempre a rondar os 21º. Senti-me bem, embora um pouco pesado, e agora é a habituação a esta altitude, pois, porque pedalar neste clima e altitudes quase ao nivel do mar, com uma humidade relativa a roçar os 80%, não é a mesma coisa que pedalar num clima seco e acima dos 500mts por terras do Lince. Acho que para começar não está mau, para quem esteve tanto tempo parado. Ficarão aqui as narrativas do que acontecer por cá, em terras do ti Alberto João. Um agradecimento especial, ao pessoal da BikeZone Funchal (aqui a 500mts de casa), que desde o primeiro dia, me receberam como se já me conhecessem há anos, inclusivamente disponibilizaram-se para, enquanto eu não tivesse cá a minha montada, me emprestavam uma para ir com eles a eventuais passeios BTT, é de valor, o meu muito obrigado e quando precisarem também já sabem que o Leitão ajuda no que puder. Até já... e boas pedaladas aí para o continente. (GPS Amieiro Bikes)

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

From Madeira island, para todo o Continente e ilhas

Para todos os meus amigos betetistas, ciclistas, automobilistas, motociclistas, turistas, ilusionistas, baristas, artistas e derivados, aqui da ilha e do continente, o desejo sincero de um óptimo ano de 2010, muitas pedaladas para os primeiros e segundos, boas acelaradelas para os terceiros, grandes roncadelas e poucas quedas para os quartos, boas caminhadas para os quintos, boas performances para os sextos, muito alcool para os sétimos e tudo de grande para os restantes, são os votos do rbiclas (Rui Leitão) com um especial beijinho para a Lena e João Leitão. Ainda um abraço especial para algumas associações que tanto trabalham para manter o desporto em primeiro plano, como por exemplo a ACIN de Idanha-a-Nova, os PapaLéguas de Alcains, a Associação de Ciclismo de Castelo Branco, ao BTT de Penha Garcia, ao Chamusco de Abrantes, ao BTT de Vila Velha de Ródão, ao SelindaBTT da Sertã, à Horizontes e toda a sua equipa de Proença-a-Nova, ao Clube de BTT do Meimão os TrepaSerras na nossa sempre magnifica Reserva Natural da Serra da Malcata que por acaso até é a Serra Mais bonita do mundo, aos AsesPedal de Portalegre e aos GRANDES mas mesmo GRANDES (malucos) PÊNÊVÊS, de Proença-a-Nova, é claro que não estão aqui todos, mas é como estivessem, considerem-se na lista e BOM ANO 2010.

ACIN - II BTT Rota do Azeite (clikaki)

No próximo dia 14 de Fevereiro, a ACIN, em parceria com a Junta de Freguesia de Proença-a-Velha, irá realizar o II Passeio de BTT "Rota do Azeite".

Inscrições Abertas a partir do dia 1 de Janeiro às 00:00Horas!!!

Esta actividade encontra-se inserida no Festival do Azeite e do Fumeiro, o qual irá decorrer no espaço museológico da freguesia, denominado "Núcleo do Azeite de Proença-a-Velha".

Os bttistas terão a oportunidade de observar como funciona todo o ciclo do azeite, depois de percorrerem vários single-tracks e rasgarem por entre diversos olivais que se estendem até Medelim, também conhecida por "Aldeia dos Balcões", tendo o percurso aproximadamente 40Km.

A concentração dos participantes e o secretariado terão lugar no Recinto de Festas do Sr. do Calvário, a partir das 8H00m.

As inscrições encontram-se limitadas aos primeiros 150 participantes com a inscrição regularizada (paga).

As inscrições são no valor de 15 €, com direito a almoço, abastecimento, brindes e banhos.

O valor da inscrição para os Sócios da ACIN é de 13 €.

O Almoço será a partir das 12H00m no Núcleo do Azeite em Proença-a-Velha.

O Local de Banhos é no Recinto de Festas do Sr. do Calvário e no Pavilhão Gimnodesportivo de Idanha-a-Nova.

Mais informações:

http://www.acin.com.pt

acin.idanha@mail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail

965 078749 - Rui Tapadas
969 217 195 - João Afonso
913 992 383 - Rui Tapadas