quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Mais um "blogueiro" no mundo do BTT

Pois é, pessoal do BTT, preparem-se...
Foi ontem inaugurado o novo blog do Pinto Infante, estamos feitos, pois este sujeito aqui da foto, tem uma máquina fotográfica que adivinha onde está o pessoal do BTT que se porta mal. Ah e mais, este ano quem for a Portalegre, tenha cuidado pois ele vai lá estar na recta dos 50 kmh á nossa espera, eu já tapei a minha chapa de matricula, e tu?
Parabéns Pinto, és aquela máquina, sempre com boa disposição.
Ah e não te esqueças, tira a mão do travão...

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Hospital para Suspensões/Amortecedores (clikaqui)

Sabiam que existe um Hospital para tudo o que é suspensões e amortecedores?? (pena que não seja cá...)

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Domingo 17.02.08 - Rumo ás Eólicas - Lá fomos mais uma vez á montanha, desta vez só apareceu o Zé e a sua fiel La Pierre.

Hoje chegado ao ponto de encontro, já lá estava o Zé, como já vem sendo hábito. Esperámos 15 minutos a ver se aparecia mais alguém, como isso não sucedeu resolvemos partir, para onde? perguntei eu, o Zé hoje vinha inspirado e resolveu encaminhar-nos para as serra das eólicas. Assim foi, passámos as eólicas, descemos em direcção à Benquerença, Três Povos, um café revigorante no Café Central da Capinha, de seguida rumá-mos a Penamacor, pela Srª do Incenso, minas do Palão e a já famosa subida do Stº Cristo, a terminar junto ao local de partida. Um bom passeio, não muito puxado, hoje estava muito vento por isso optá-mos por seguir por trilhos inseridos em Pinhais e vegetação alta, assim fomos sempre abrigados, á exclusão dos troços de alcatrão em que aí sim "até a barraca abana". Uma voltinha agradável mesmo com as condições climatéricas a não ajudar muito, foram quase 60 kms, percorridos com uma temperatura que oscilou entre os 7º e os 12º centigrados, a juntar um desnivel acumulado de 892 metros, nada mau para um Domingo de manhã. Até já, apareçam... (vejam as fotos em baixo)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Raid XL - SelindaBTT, algumas fotos do percurso... (clikaqui)

A organização do Raid XL - SelindaBTT, na Sertã, tem já disponivel algumas fotos dos locais onde irá passar o Raid XL, são locais de rara beleza, que irão proporcionar aos participantes momentos únicos, só possiveis de disfrutar a utilizadores de bicicletas de montanha. Até lá...

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

I Maratona Bombeiros de Castelo Branco - 06JAN08

Mais um passeio onde participei, parabéns á organização pela estrutura montada para o evento. S.Pedro ajudou nos dias que antecederam a maratona, regando bem os caminhos para, nós ciclistas, não apanharmos pó pela frente (tadinhos). Em contrapartida quando procediam á rega dos caminhos, esqueceram-se da torneira aberta toda a noite, conclusão, lama e mais lama, porreiro para testar algum material no inicio do ano. Um percurso muito bem sinalizado e de dificuldade média/alta, serviu para ver como estavam estas pernas depois do Natal e Ano Novo, nao correu mal, tirando um furito na roda da frente, que foi prontamente reparado com a ajuda do amigo Paulo e o seu cunhado. Salientar os banhos quentes e o almoço que estava 5 estrelas, pudera foi servido por um Penamacorense de nome Ricardo, que actualmente é o gerente do Bar do Bombeiros. Para o ano há mais e melhor. Um evento a repetir...

Kits Portalegre BTT Selenis Sportzone


Quem se inscreveu este ano para a Maratona de Portalegre, pode consultar aqui a data de envio dos kits para as lojas oficiais. (clica no titulo)

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Como fazer a revisão, mudar a cor e alterar o curso a uma suspensão Fox "sem sair de casa"


Entao pessoal, vamos sujar as mãos ou é melhor calçar luvas?

Hoje vou tentar mostrar-vos uma breve ilustração do que se pode fazer com uma Fox quando já está a precisar de uma revisão (anual) e quando olhamos para ela e já não gostamos da côr.

Em primeiro lugar, temos que nos assegurar que já temos em nosso poder o Kit Fox de revisão, que é composto por 0,90 litro óleo fox suspensões, uma ampola de óleo Fox float fluid para a câmara de ar e o kit de vedantes, que inclui 2 vedantes interiores em feltro branco, 2 tapa pó exteriores e dois o´rings para vedar os parafusos no fundo das bainhas.

Em seguida procedemos á desmontagem da suspensão, não aconselhável a principiantes. (ah e aproveitei também para tirar o taco da mola de 30mm para passar o curso da suspensão de 130mm para 100mm).



A quem quiser arriscar, aconselho ir tirando umas fotos para mais tarde recordar.


Depois de tudo desmontado, procede-se á limpeza com desengordurante próprio, de todos os componentes da suspensão, convém mantê-los assim ordenados, para termos a certeza de que não falta nenhum. Ex:


De seguida, pega-se nas pernas da suspensão e isola-se tudo o que seja necessário, para que não seja possível entrar qualquer tipo de sujidade para o interior das mesmas, pois até chegar à fase de pintura final, ainda leva muitas voltas...


Depois de devidamente isolada, como se pode ver nas fotos, procede-se á preparação para a ida á estufa de pintura. Utiliza-se uma lixa de água 600, e já que estamos a lixar as pernas e a coroa, aproveita-se para insistir em alguns pontos com a lixa, onde existam marcas dos kilómetros já percorridos. Desengordura-se bem... e estufa com ela. A partir de agora estará nas mão de um profissional, o meu amigo Zé Maria, pintor auto há mais de duas décadas.


Enquanto está na pintura, aproveita-se para estudar a aplicação de letras em vinil recortado, para futura colocação. E eis que chega o grande dia...


Depois de uma semana de trabalho, eis que chegamos ao produto final.

Ingredientes: 2 camadas de tinta branca, 1 camada de nacarado azul, 1 camada de verniz metalizado e depois a colocação em pontos estratégicos, dos gráficos.

Nada mal, hem, parece de origem...!

Digam lá que não ficou um espectáculo, é bom sermos recompensados depois de tantas horas de carolice...


Nota: Para mais instruções de montagem, e consultas de quantidade de óleo a aplicar em cada perna da suspensão consultem este link: http://revistapedal.com/online/index.php


Um abraço a todos e espero que este post, venha a ter alguma utilidade para os leitores. Em caso de dúvidas ou necessidade de uma dica, não hesitem em contactar-me... "vemo-nos nos trilhos"!!!




Estes são os sobreviventes do verdadeiro BTT no Concelho de Penamacor

Este dia só para chatear invadimos a cidade do Fundão, tomámos um belo pequeno-almoço na avenida e fomos visitar o Pavilhão Multiusos, cá estão os 4 marialvas: O Rogério (cassetes), o Zé (dos Sacos), o Rui ((Sauser)também tenho um Jersey cor-de-rosa igual ao do Zé, mas envergonho-me de andar com ele) e o Filipe (este ainda nao tem padrinho). Há que salientar a entrada recente de mais um elemento para o grupo o João Leal (sacacavalinhos), que se vai estrear nestas andanças já no próximo domingo dia 10FEV2008... Força João!!!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

De bike até Monsanto - Julho 2007


O Castelo de Monsanto não se vê daqui, mas garanto-vos que está mesmo ali ao lado!!!

Passeio BTT em Aranhas

Nas Aranhas é assim que se come melancia, e na tua terra como é?

5º Aniversário Selinda BTT - Sertã

Há horas fantásticas, não há ?...?

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Mensagem de abertura do meu blog


Este vai ser um espaço dedicado inteiramente ao BTT. Nele serão divulgados passeios, provas, amigos, familia, enfim tudo o que se relacione com a prática do BTT, estejam directa ou indirectamente ligados. Desde já um grande abraço para todos os meus amigos e praticantes deste desporto tão saúdavel, que nos põe em contacto directo com a natureza, e nos permite conhecer gentes e costumes de outros pontos do país. Portanto a partir de hoje vai ser sempre aqui a pedalada dos bites e dos megas, no intuito de informar e divulgar o que por cá se vai fazendo, em cima de uma bike. Até já... e como diz o meu amigo Cabaço "vemo-nos nos trilhos".